Arquitetura pelo mundo a fora
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Nossas referências Arquitetônicas
Ousamos trabalhar nosso edifício dentro do conceito do Desconstrutivismo, buscamos então referências arquitetônicas que nos ajudasse a formular nossa forma, e essas foram as que mais nos troxeram inspiração.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Surgimento da Forma
![]() |
Primeira Volumetria |
![]() |
Segunda Volumetria |
Quarta Volumetria |
![]() |
Terceira Volumetria |
![]() |
Quinta Volumetria |
![]() |
Quinta Volumetria |
O projeto do edifício iniciou-se com a proposta de criar uma edificação de impacto visual marcante para a região onde ele esta inserido e que valoriza-se os visuais existentes, desde então foram surgindo várias tentativas que viessem caracterizar nossas diretrizes.
Na primeira maquete a volumetria ficou com um bloco sólido que possuia avanços de formas curvas, na tentativa de deixar esse bloco menos maçante e chegamos a conclusão que isso não ficaria viavel por conta da circulação interna.Partimos então para uma segunda opção, onde cortamos esse edifício ao meio e o conectamos um ao outro por uma base maior, porém seu aspecto visual não estava harmônico, numa terceira tentativa tiramos a base e vimos que sua aparência ficou mais leve, então percebemos que eles acabaram ficamos desconectados e com espaços internos pequenos para usos, partimos então para uma quarta tentativa, tiramos a base e os juntamos de forma assimétrica, mas aí percebemos que haveria necessidade de amplia-los por conta da taxa de ocupação que ainda não havia sido completada, então paramos, pensamos e resolvemos mudar radicalmente essas idéias iniciais, começamos então pensar o que realmente queríamos e por que caminho seguiríamos, qual conceito, qual partido... e assim então chegamos numa forma que nos fez resolver todas essas nossas expectativas, uma arquitetura que tivesse característica do entorno, que valoriza-se os visuais, que tivesse um conceito, que se destaca-se do entorno, que tivesse um partido e principalmente que atende-se todo o programa para um bom funcionamento da edificação.Edifício Híbrido - Maquete
MEMORIAL JUSTIFICATIVO
Maquete Física |
O edifício possui características do entorno na sua forma, através dos volumes sólidos, mas com uma proposta de se destacar no local implantado, possuindo uma arquitetura fragmentada marcada por cheios e vazios que criam situações inesperadas,conceituada na arquitetura Desconstrutivista. Sua forma busca interagir a vizinhança ao edifício, liberando todo o térreo para uso público, criando conexões com a cidade através de vários programas locados e caminhos que atravessam todo o terreno. Sua ocupação maior é feita por salas comerciais que são dispostas em pavimentos com áreas verdes de vivencia, buscando assim um ambiente de trabalho mais tranqüilo e descontraído, levando o usuário a desfrutar de visuais do local. Cafés e bares se abrem para um terraço verde situado por cima do bloco de garagens, criando um ambiente para descanso e lazer. Os acessos à edificação levam a um pátio central descoberto rodeado por uma circulação coberta, por onde os transeuntes podem se deslocar através de elevadores situados no centro do pátio, esses por si, se interligam através de passarelas aos pavimentos . Os vazios do edifício propiciam uma ventilação natural por dentro da edificação, permitindo uma renovação de ar permanente.
Assinar:
Postagens (Atom)